Abdominais, glúteos e pernas costumam ser os músculos que simbolizam o corpo bonito. Ter aquele tanquinho, a perna torneada e o bumbum durinho é símbolo até mesmo de sensualidade. Mas por trás dessa preocupação estética existe uma importância fundamental destes músculos para a saúde.
Utilizados em todos os exercícios e esportes, os abdominais, glúteos e pernas ganharam treinos apenas para eles, como o GAP e a aula de Abdominal – além da musculação, que sempre vai olhar para eles de maneira isolada em algum momento.
Mas, afinal, qual a função destes músculos e por que devemos nos preocupar com eles para além da estética? Entenda:
Abdominais, glúteos e pernas:
1- Dão sustentação à coluna vertebral
Ao fortalecer os músculos glúteos, você estará fortalecendo a musculatura do quadril e das costas e ajudando a dar sustentação a toda essa região do seu corpo, que é responsável por “segurar a coluna no lugar”. Quanto mais robusta esta musculatura, mas os ossos ficam protegidos. No caso dos músculos abdominais, eles garantem estabilização da coluna lombar e o controle do posicionamento do tronco no espaço. Neste caso, todo o conjunto “abdominais, glúteos e pernas” será importante!
2- Evitam lesões
Quem tem glúteos fracos podem causar uma longa cadeia de efeitos negativos. Um maior desequilíbrio nos quadris pode causar dores em toda essa região, até os joelhos e tornozelos. Enquanto isso, glúteos fortes garantem uma pélvis mais estável e evitam que os joelhos sejam “forçados” um em direção ao outro em movimentos de agachamento e salto.
3- Favorecem outras atividades
Fortalecer o músculo abdominal é importante para garantir mais força em todo o “core”, nome dado ao núcleo do corpo. Ao fortalecer essa musculatura como um todo, incluindo abdominais oblíquos, infra e supra, você passa a favorecer toda a biomecânica correta dos membros inferiores durante diversos exercícios, especialmente a corrida.
4- Melhoram a respiração
Sua capacidade respiratória só tende a melhorar com abdômen forte. Isso porque, durante o processo respiratório, especialmente na hora de expirar, a boa musculatura abdominal potencializa a saída do ar, além de estender melhor na hora da inspiração (ainda mais em momentos de respiração abdominal, em práticas como a Yoga).
5- Facilitam a digestão
Esse motivo pode surpreender muita gente! Mas o fato é que uma musculatura abdominal forte e com boa tonicidade favorece o processo digestivo, especialmente na hora de eliminar as fezes.
6- Protegem os órgãos
Quem pratica artes marciais e lutas em geral vai precisar fortalecer muito a região torácica e abdominal. Afinal, a tendência é levar golpes nessas regiões! A musculatura abdominal bem fortificada passa a atuar como uma cinta protetora para órgãos da região, além de dar mais resistência ao corpo, que passará a sofrer menos com o impacto. Ou seja: mais chances de ganhar as lutas!
7- Aumentam o gasto calórico
Não tem nada melhor que aumentar as calorias queimadas ao longo do dia! Ao se preocupar em exercitar abdominais, glúteos e pernas, você vai acabar fazendo exercícios compostos como agachamentos e avanço, por exemplo. Estes movimentos exigem mais trabalho para o seu corpo. Com isso, seu metabolismo vai precisar se readequar para distribuir tanto estímulos corretos, força necessária e equilíbrio para que os movimentos sejam realizados.
Comentários
Postar um comentário